Conheça a acupuntura e os seus diversos benefícios

Tenda, Postado em 18 de fevereiro de 2022 | 3 min de leitura

Você conhece a acupuntura? Essa técnica milenar oriental é recomendada para diversos tratamentos de saúde, pois traz benefícios consideráveis para o corpo. Com as agulhas de um diâmetro bem pequeno, consiste em um tratamento indolor que pode complementar outras técnicas.

Além de ser utilizada para tratar dores físicas, como enxaqueca ou lombalgia, a acupuntura é boa para a ansiedade e outras doenças emocionais. Para saber mais sobre essa terapia e os seus benefícios, continue com a gente.

O que é acupuntura?

Acupuntura é um método que faz parte da medicina tradicional chinesa. Consiste em inserir agulhas bem finas na superfície da pele para auxiliar no tratamento de doenças físicas e emocionais e, assim, promover saúde para o corpo.

A medicina tradicional chinesa tem a filosofia de que o nosso corpo é composto por uma energia vital chamada chi (se pronuncia “qui”). Essa energia circula em nós através dos meridianos. 

Quando há falta de equilíbrio em algum ponto de um dos meridianos de forma que impeça que o chi circule livremente, sentimos dores e/ou outros sintomas. Então, por meio do agulhamento nos pontos certos, podemos trazer o equilíbrio novamente ao nosso corpo e acabar com os sintomas que tanto prejudicam o bem-estar.

A acupuntura é comprovada cientificamente, e há cada vez mais estudos que se dedicam a pesquisar a técnica. Recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para tratar mais de 200 doenças e sintomas, a acupuntura também é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina nacional desde 1995.

Benefícios da acupuntura

Os benefícios da acupuntura se estendem a diversas áreas, devido ao seu método diferenciado. As agulhas entram em pontos específicos da pele ou dos tecidos, na sua maioria músculos, e atingem terminações nervosas.

Essas terminações enviam mensagens ao sistema nervoso, que então passa a produzir substâncias anti-inflamatórias, analgésicas, e que podem até mesmo modular as emoções.

Por isso, ela é indicada, na maioria dos casos, como terapia complementar para algum tratamento. A duração das sessões varia entre 20 e 45 minutos, e a quantidade oscila de acordo com o tratamento.

Cada paciente apresenta um conjunto único de sintomas e características individuais. A partir delas, o acupunturista determina que pontos e regiões precisam ser agulhados. Além disso, verifica o tipo mais adequado: auriculoterapia, eletroacupuntura, entre outros.

Distúrbios gástricos 

Em problemas como gastrite, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável, a acupuntura é indicada, pois alivia os sintomas e pode auxiliar na cura desses distúrbios. 

Mulher olhando o caderno com desenho dos pontos de acupuntura.

Dores crônicas

As dores crônicas podem ter uma série de causas. Podem ser neurológicas, como a cefaleia ou a enxaqueca; reumatológicas, como no caso de fibromialgia, artrite ou lúpus; musculares, como a lombalgia; ou até mesmo ginecológicas, como a dor menstrual.

A acupuntura também é recomendada para esses exemplos acima. Lembrando sempre que, na maior parte das vezes, a sua prescrição vem como uma terapia que para completar o tratamento.

Distúrbios emocionais

Doenças como depressão, ansiedade e síndrome do pânico ainda são menosprezadas por muitas pessoas por serem de origem emocional. Mas elas são complexas e envolvem muitas reações químicas e físicas do nosso corpo.

E é aí que a acupuntura entra. A filosofia de equilíbrio entre corpo e mente tem se mostrado uma ótima combinação no combate a esses distúrbios, aliviando tanto os sintomas emocionais quanto os físicos.

Doenças respiratórias 

Doenças como asma e bronquite podem ser tratadas com acupuntura. E sabe aquela sinusite ou rinite alérgica bem chata? A acupuntura também é uma alternativa para aliviar os sintomas.

Estética

As ramificações da acupuntura são abundantes e se estendem até o ramo da estética. Isso mesmo. Há especificidades dessa área que mantêm o enfoque em reduzir o excesso de líquidos no corpo e estimular a produção de substâncias como o colágeno para combater as rugas e a gordura localizada.

Também pode ser usada para auxiliar um processo de emagrecimento, pois aumenta o metabolismo e pode reduzir o apetite. Porém, é um complemento que não exclui exercícios e uma dieta saudável.

Quem pode fazer

Quem pode fazer acupuntura? Teoricamente, qualquer pessoa, desde que seja prescrita por um médico e realizada por uma pessoa capacitada tecnicamente. A acupuntura é uma especialidade médica, ou seja, precisa ser aplicada por um médico acupunturista. 

Por utilizar agulhas que, apesar de terem diâmetros e tamanhos diferentes, são superfinas, não causam dor ao ser inseridas e não atingem nenhuma estrutura interior de modo a prejudicá-la.

A acupuntura pode causar um pequeno sangramento dependendo do ponto, mas não deve ser uma quantidade relevante o suficiente para causar qualquer problema. Logo, basta procurar um médico e pedir orientações antes de iniciar o tratamento.

No caso de inchaço ou dor na região que foi agulhada, ou outro sintoma semelhante, busque um médico clínico imediatamente, pois essa reação não é esperada e não deve acontecer. 

Onde fazer

Se você está se perguntando onde fazer acupuntura, a resposta é simples. Você encontra esse método em clínicas e consultórios particulares. Podem ser lugares que oferecem exclusivamente esse atendimento ou clínicas de fisioterapia. 

Você só precisa ficar atento a algumas questões: se os profissionais são realmente capacitados tecnicamente e se o local segue as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) — principalmente se jogam as agulhas fora após o uso, pois elas são descartáveis.

No Tenda Atacado você encontra os produtos que ajudam a promover a sua saúde! 

Se você já conhece a acupuntura e os seus benefícios, sabe como é importante manter uma saúde equilibrada. Aqui no Tenda você encontra tudo de que precisa para ter uma dieta balanceada e contribuir para o seu bem-estar.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP