Saiba como congelar comida pronta

Tenda, Postado em 11 de novembro de 2022 | 3 min de leitura
Mulher segurando comida congelada.

Para quem tem uma vida agitada ou prefere ter a facilidade em não se preocupar com as refeições diárias, as comidas congeladas são uma ótima escolha. Cada vez mais ganhando espaço em nossas geladeiras, muitas pessoas pensam em inserir essas marmitas na rotina, mas ainda não sabem como congelar comida pronta.

Além de ser prática, as comidas congeladas podem se tornar uma forma de negócio para quem deseja complementar a renda ou até começar um novo empreendimento. O segredo é fazer as refeições com muito carinho e um tempero especial, além de saber como congelar comida pronta.

Do fogão ao congelador

Um dos principais passos para aprender como congelar os alimentos é justamente saber quais podem ser congelados sem que percam o sabor ou os nutrientes após o descongelamento.

Esse tipo de dúvida é extremamente frequente, principalmente porque as comidas congeladas, muitas vezes, fazem parte da vida de quem busca uma dieta mais saudável, e perder as vitaminas dos alimentos não é o desejado. Por isso, na hora de escolher o cardápio para congelar, é preciso saber se ele será o ideal para isso.

O ideal nesse processo de como congelar comida é optar por alimentos frescos, que naturalmente duram mais que os tradicionais, como o arroz e o feijão. Ao contrário dos alimentos permitidos para congelamento, refeições que tenham ovos cozidos, legumes ricos em água, verduras e maioneses devem ser evitados.

Outro ponto de atenção durante o preparo dos alimentos é que, diferentemente daquilo com que estamos acostumados, eles devem ser cozidos por menos tempo para que, após o descongelamento, eles permaneçam macios. Os temperos e os condimentos devem ser utilizados de forma cuidadosa a fim de que o sabor dos alimentos prevaleça.

Preparando o cardápio da semana

Se o seu objetivo é aprender como congelar comida para a semana e preparar uma refeição mais saudável, o primeiro passo é escolher o cardápio e saber qual é o meio certo para armazenar suas refeições com o objetivo que elas permaneçam protegidas e não percam sabor e vitaminas.

Assim que a comida estiver escolhida e preparada, é momento de congelá-la. Porém, antes de tudo, vamos responder a uma pergunta que muitos se fazem neste momento de congelamento: “será que posso congelar comida quente?”. A resposta é: sim e não.

Isso mesmo, existem recomendações em que o indicado é esperar a comida esfriar para só depois colocar no freezer, já que a diminuição de temperatura do alimento faz com que ele solte água e prejudique a consistência da marmita.

Em paralelo a isso, temos opiniões em que a exposição do alimento para esfriar pode favorecer uma proliferação de bactérias e, consequentemente, uma  contaminação do alimento. Por isso, o ideal é cada uma escolher o que mais beneficia a refeição em questão, visando não prejudicar sua nutrição.

Esse ponto também serve para o descongelamento das marmitas, que deve ser realizado em banho-maria ou no micro-ondas, logo que é retirado do freezer, para evitar que fique em temperatura ambiente. Outra opção é descongelá-lo de um dia para o outro na geladeira, com no máximo 12 h de antecedência.

Mulher segurando três marmitas de comida que será congelada.

Você sabe como guardar suas marmitas?

A fim de otimizar e facilitar seu tempo, antes mesmo de iniciar a preparação das marmitas, é indicado já separar as embalagens para congelar comida pronta, no entanto ainda existem dúvidas acerca desse assunto, sobre quais são as melhores opções de recipientes para isso.

Na hora de adquirir ou adaptar o recipiente correto que siga os passos corretos de como congelar comida pronta, é preciso ter atenção se ele será apropriado para aguentar altas temperaturas (como no freezer) sem que estrague ou estoure, por exemplo.

O ideal para congelar comida pronta é manter as marmitas sempre em pequenas quantidades em recipientes de vidros ou plásticos, pois mantêm mais a conservação do alimento, podendo permanecer congelados de de três a 12 meses.

Além disso, esses recipientes deixam a marmita com mais vedação, evitando que a comida possa vir a pegar cheiro ou gosto do que também está no congelador. Outro ponto é evitar usar recipientes de isopor ou papelão, já que eles são mais indicados para manter a temperatura do que preservar o alimento.

Organizando sua refeição

Para facilitar o momento de preparar suas marmitas, é interessante sempre etiquetar as embalagens de acordo com o que tem em cada uma delas. Assim, não é preciso desorganizar seu freezer para encontrar determinada comida.

É possível guardar suas porções separadas, também, por dias da semana, o que faz com que você encontre mais rápido seu alimento para descongelá-lo. Evite misturar muitos alimentos diferentes e guardá-los em grande quantidade.

Além de os alimentos se expandirem depois de congelados, no caso de você não comer toda a marmita, não é ideal congelar a refeição novamente. Por isso, mantenha sempre essa organização no seu freezer, etiquetando as marmitas com nome do alimento, data de preparo, validade e guardando em pouca quantidade.

Prepare suas marmitas com a ajuda do Tenda Atacado

Agora que você já aprendeu como congelar comida pronta, é hora de escolher seu cardápio e começar a prepará-lo. Para isso, o Tenda Atacado está sempre à disposição para te ajudar com os melhores preços e as facilidades de entrega. Acesse nosso e-commerce e aproveite as vantagens de ser cliente Tenda.

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP