Sopa paraguaia: descubra a história e a receita dessa iguaria
O Paraguai é origem de muitos pratos com forte influência indígena, como é o caso da sopa paraguaia. A maior curiosidade dessa receita é, ao contrário do que o nome diz, tratar-se de um bolo salgado que, por sinal, é um ótimo prato para oferecer às suas vizinhas no final de semana.
A receita de sopa paraguaia é superdemocrática e pode ser feita de diferentes formas, desde a versão tradicional até a cremosa, com fubá ou milho-verde. Além disso, o modo de preparo é prático, sendo uma ótima opção para quem procura um prato simples e delicioso. Confira mais informações abaixo!
Origem da sopa paraguaia
Afinal, o que é sopa paraguaia? Criado pelos índios guaranis, esse prato consiste em um caldo de milho debulhado ou ralado, rico em sabores e temperos. A transformação gastronômica dele, de acordo com uma das versões da história, é mérito do primeiro presidente do Paraguai, Carlos Antonio López.
O político amava tanto a sopa preparada pelos índios que pediu para o cozinheiro dele, um guarani chamado Machú, fazer o caldo. Durante o cozimento, o chefe adicionou muito milho, o que deixou a “sopa” bem sólida.
Como Carlos estava com muita fome e queria provar a receita logo, o guarani serviu o que tinha. Para a surpresa dele, o presidente não só aprovou a nova textura, como passou a chamá-la sopa paraguaia.
Outra versão relacionada à origem da sopa paraguaia tradicional remete à Guerra do Paraguai. Era comum os soldados carregarem a sopa favorita nos deslocamentos entre os combates, mas nem sempre era prático, devido à consistência. Para resolver isso, os militares começaram a pôr mais milho.
Mãos na massa
Agora que você já sabe a origem, o próximo passo é aprender como fazer sopa paraguaia. Para ajudar nessa missão, separamos informações detalhadas sobre os ingredientes necessários para a receita e o passo a passo que você deve seguir durante o preparo. Vamos lá?
Ingredientes
Deu para perceber que o milho é um dos principais ingredientes da sopa paraguaia simples, certo? Só que não para por aí. A seguir, confira uma lista com alimentos que não podem faltar na sua receita!
- 6 ovos;
- 3 cebolas grandes picadas;
- 500 g de queijo minas ou meia cura ralado;
- 1 lata de milho;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 1 copo e meio de óleo;
- 750 g de milharina;
- 1 litro de leite em temperatura ambiente.
Passo a passo
Em uma panela, adicione um copo e meio de óleo com as três cebolas picadas e deixe cozinhar em fogo baixo. As cebolas devem cozinhar até ficarem com uma aparência mole e transparente. Vale lembrar que elas precisam ser retiradas do fogo antes de dourar. Portanto, fique atento a esse detalhe!
Em outro recipiente, coloque 750 g de milharina, faça um buraquinho no meio da farinha e adicione os seis ovos inteiros, junto a uma colher de chá de sal e as cebolas cozidas. Mexa bem até a mistura ficar homogênea e, depois, adicione o queijo.
Chegou a hora de usar o liquidificador! Para isso, despeje a latinha de milho e o litro de leite no copo. Bata bem e adicione o líquido no recipiente com os demais ingredientes da sopa paraguaia com milharina. Recomendamos fazer isso gradualmente, ou seja, coloque metade do leite e depois vá despejando o restante.
Viu que a consistência ficou bem líquida? O próximo passo é despejar a mistura em uma forma previamente untada com manteiga ou óleo e farinha de trigo. Adicione mais um pouco de queijo por cima da massa para gratinar e leve-a para assar em um forno pré-aquecido em 180º. A sopa paraguaia fica pronta após 40 minutos.
Variações da sopa paraguaia
O milho usado na receita dessa sopa pode ser moído, o que o assemelha muito com o fubá depois que o prato fica pronto. O milho fresco debulhado e moído também é usado no preparo do chipa guazú, outro tipo de torta salgada que, além de parecer com a sopa, tem o mesmo país de origem.
Outro ponto importante a considerar é que o milho e o fubá não podem ser usados juntos. Isso porque os dois têm a mesma função aqui: trazer aquele sabor típico da receita tradicional. Por isso, é fundamental contar com um desses dois ingredientes.
Na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, é comum assar a sopa em forno de barro e fazê-la com milho saboró ou cateto, bastante cebola e queijo. Nas regiões em que se comemora a Semana Santa, a tradição é receber as visitas com essa sopa, doces em conserva e chipa.
Adquira seus ingredientes no Tenda Atacado!
Anotou todas as nossas dicas de como fazer sopa paraguaia com milho-verde? Então, aproveite os ótimos preços e as diferentes modalidades de pagamento do Tenda Atacado para adquirir seus ingredientes!