Tudo o que você precisa saber sobre vegetarianismo

Tenda, Postado em 19 de abril de 2021 | 3 min de leitura
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Saúde, preservação do meio ambiente ou paladar: são várias as razões pelas quais as pessoas se tornam adeptas ao vegetarianismo. Apesar de todos saberem que esse estilo de vida implica não consumir carne animal, muitas pessoas têm dúvidas sobre o tema.

Se você faz parte desse grupo, então esse conteúdo é para você! Separamos algumas informações importantes sobre o tema, que vão te ajudar a entender melhor o que é vegetarianismo, quem pode adotar esse modo de viver e quais são suas variações. Então, vamos lá?

Entendendo o vegetarianismo

O vegetarianismo é um estilo de vida baseado em uma dieta sem o consumo de carne animal, seja bovina, suína ou de peixes. Em alguns casos, o vegetariano pode variar entre consumir alguns produtos de origem animal, como leite e derivados e, em outros, ter uma alimentação ainda mais restritiva.

“Mas por que a dieta vegetariana pode ter variações se o vegetarianismo implica não comer carne?”. Bem, não é apenas “não comer carne”. Como ele pode ser motivado por diversas razões, há alguns modos de exercê-lo. Veja quais:

Ovolactovegetarianismo

Os vegetarianos que se encaixam na classificação de ovolactovegetarianos são aqueles que não consomem carne, mas incluem ovos, leite e derivados na alimentação.

Lactovegetarianismo

Neste caso, o cardápio vegetariano do tipo lactovegetarianismo dispensa todo tipo de carne animal e ovos, mas inclui alimentos que contenham leites e derivados.

Ovovegetarianismo

O tipo ovovegetarianismo não tem problemas em incluir ovos nas receitas vegetarianas e na alimentação como um todo. Porém, não são consumidos carne de qualquer animal, leites e derivados.

Vegetarianismo estrito

Os adeptos do vegetarianismo estrito não consomem nenhum tipo de alimento, como carnes, ovos, leites e derivados, pois a principal causa é a preservação da fauna de diferentes formas.

Vegetarianismo é saudável?

Uma dúvida muito comum é se o vegetarianismo realmente é uma prática saudável, uma vez que muitas das proteínas necessárias para a nossa saúde e o bom funcionamento do organismo vêm do consumo de animais.

vegetariano

Se você está pensando em adotar esse estilo de vida, mas se preocupa com esse ponto, saiba que tem como começar uma dieta vegetariana com as proteínas e demais nutrientes disponíveis em produtos de origem vegetal. Alguns deles são:

  • Tofu;
  • Tempeh;
  • Quinoa;
  • Feijões;
  • Grão-de-bico;
  • Edamame;
  • Seitan.

Já para aqueles que não querem incluir ovos, leites e derivados na alimentação, podem optar por:

  • Leite vegetal;
  • Linhaça;
  • Brócolis cru;
  • Couve manteiga;
  • Semente de gergelim.

Outras opções de alimentos que oferecem os demais nutrientes e vitaminas necessários para uma dieta saudável são:

  • Leguminosas;
  • Sementes;
  • Castanhas;
  • Vegetais verde-escuros;
  • Frutas secas.

Consulte um nutricionista antes de aderir ao vegetarianismo

Mesmo com vários alimentos que oferecem os nutrientes necessários para uma dieta saudável, é importante consultar um nutricionista antes de aderir ao vegetarianismo.

Isso porque algumas vitaminas importantes, como a B12, precisam ser consumidas via oral ou injetável, uma vez que ela está presente em grande quantidade na comida de origem animal. Dessa forma, é possível aproveitar todos os benefícios da dieta vegetariana com a saúde.

Benefícios do vegetarianismo

Por falar nos benefícios do vegetarianismo, confira alguns dos pontos positivos de adotar esse modo de viver:

Longevidade

Especialistas explicam que, pelo fato de a dieta de uma pessoa vegetariana ser rica em alimentos com antioxidantes, ela evita o envelhecimento precoce das células, contribuindo com a longevidade e com o bem-estar, além de fornecer mais disposição.

Coração saudável

Alguns estudos comprovam que os níveis de colesterol são menores nos adeptos ao vegetarianismo e, em especial, nos veganos. Isso também se deve aos antioxidantes consumidos, que contribuem na vasodilatação nos perfis lipídicos e inflamatórios.

Baixo índice de obesidade

Comparados aos onívoros (quem consome comida de origem animal e vegetal), os vegetarianos tendem a ter um IMC (Índice de Massa Corporal) menor. Porém, atenção! Isso não significa que a dieta vegetariana é adequada ao emagrecimento. Ela contribui para ele, mas considerando fatores como metabolismo e estilo de vida.

Mantenha-se informado no Dicas Tenda

Gostou de saber mais sobre o vegetarianismo? Então, não deixe de acompanhar nossas outras publicações para conferir mais conteúdos como este! Aqui no Dicas Tenda, você encontra artigos com várias dicas que te ajudarão a fazer tarefas rotineiras e também a manter a saúde em dia.

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