O que são fontes de energia renováveis? Como usá-las?

Tenda, Postado em 22 de dezembro de 2021 | 3 min de leitura

Há muitos anos, o tema das fontes de energia renováveis vem sendo discutido e tem ganhado cada vez mais espaço na discussão sobre melhorias da qualidade de vida de forma sustentável.

Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre quais são os benefícios e a forma correta de utilizar esse tipo de energia. Com a pauta da sustentabilidade ambiental ganhando força, é importante nós, consumidores, aprendermos mais sobre o assunto.

Você vai descobrir, no Dicas Tenda, quais são as fontes de energia renováveis, como devemos utilizá-las da forma correta e que benefícios, diretos e indiretos, elas oferecem para o nosso consumo. Confira!

O que são fontes de energia renováveis?

A fonte de energia limpa, ou renovável, vem de recursos naturais inesgotáveis, que são usados para gerar eletricidade. Ela é mais vantajosa de usar, pois causa impacto mínimo ao meio ambiente.

Aproveite e saiba mais sobre os diferentes tipos de energia na natureza, neste outro artigo do Dicas Tenda. Nele, falamos não somente sobre os tipos, mas também as aplicações na sociedade das fontes renováveis e não renováveis.

Existem diversas fontes de energia sustentável sendo utilizadas no Brasil, e elas vem ganhando cada vez mais reconhecimento e uso no abastecimento elétrico do país. Então, quais são elas?

Quais são as fontes renováveis?

As principais fontes de energia renováveis são a luz do sol, os ventos e a água. Outros tipos são as marés, as ondas do mar e o calor da terra. Vamos aproveitar e conhecer um pouco mais das principais alternativas sustentáveis:

Energia eólica

A energia eólica vem da força dos ventos captada por turbinas que convertem-na em torque e propulsionam os geradores elétricos. Ela é considerada uma das fontes de energia renováveis, sustentáveis e limpas por não causar danos ao meio ambiente. Porém, a instalação das turbinas pode afetar a paisagem e o fluxo de migração de aves.

Energia solar

A energia solar pode gerar eletricidade de duas formas: diretamente, com painéis solares que fazem essa conversão, ou indiretamente, com usinas que constroem coletores solares em áreas de grande insolação.

É uma energia limpa, com baixo impacto ambiental, e muito abundante em países próximos aos trópicos, como o Brasil. Porém, o uso ainda é limitado devido ao alto custo dos painéis de conversão.

fontes de energia renováveis

Energia hidráulica

A energia hidráulica ou hídrica vem da água e do movimento dela. As hidrelétricas utilizam a pressão da água para movimentar as lâminas de uma turbina e convertem esse movimento em eletricidade. No Brasil, ela representa 70% da geração de energia elétrica. Apesar de usarem recursos renováveis, as hidrelétricas têm alto impacto ambiental nos locais onde são construídas.

Quais são as fontes de energia não renováveis?

As fontes de energia não renováveis são todas aquelas que podem se esgotar, uma vez que não se renovam a curto e médio prazo. As principais são petróleo, carvão mineral, energia nuclear, gás natural e xisto betuminoso.

Elas podem causar maior impacto ao meio ambiente devido à natureza. No caso do carvão, por exemplo, queimá-lo libera gases poluentes que contribuem para o aquecimento global. Elas ainda oferecem riscos aos trabalhadores, como é o caso das usinas nucleares. A exposição contínua e os acidentes podem ter impactos catastróficos nos trabalhadores e na região próxima.

Por esse motivo, vemos muitos países investindo e desenvolvendo tecnologias que visam viabilizar ainda mais as energias renováveis. Esse comprometimento das nações é essencial na busca por um equilíbrio ecológico. Entretanto, ainda existem desafios à frente para o Brasil e o mundo serem mais sustentáveis na geração de eletricidade. Vamos entender a forma correta de utilizar as fontes renováveis.

Como utilizar energia sustentável?

A forma mais eficiente de usar as fontes de energia sustentáveis é combinando-as umas com as outras. No Brasil, por exemplo, onde a maior parte da eletricidade é gerada por hidrelétricas, há uma dependência das épocas de chuva e do clima. Com maior investimento em energia eólica ou solar, aproveitaríamos épocas mais quentes e secas, criando um equilíbrio econômico e ambiental mais sustentável.

Apesar da dependência da energia hidráulica, o Brasil tem grande potencial para ampliação do uso da energia à base do sol. Nossa posição privilegiada no globo oferece a chance de maior investimento nessa fonte e, com isso, maior diversidade na geração de eletricidade.

Para nós, consumidores finais, a única fonte que podemos utilizar diretamente em nosso lar é o sol, com a instalação de painéis solares nos telhados das casas. Porém, ainda é uma alternativa cara para a maior parte da população brasileira.

Seja mais sustentável com o Tenda Atacado

Agora que você já sabe tudo sobre as fontes de energia renováveis, aproveite para conferir outras dicas de sustentabilidade, empreendedorismo e bem-estar no Dicas Tenda. Auxiliamos todos os aspectos do seu dia a dia.

Se você se preocupa com o seu impacto no meio ambiente, por que não fazer seu pedido pela internet? Nossos entregadores levam os produtos até a sua casa com emissão de CO2 reduzida. Confira o nosso catálogo on-line!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP