Veja como usar a panela de pressão com mais segurança

Tenda, Postado em 10 de junho de 2024 | 3 min de leitura
Mulher misturando alimentos na panela de pressão.

Você sabe como usar a panela de pressão corretamente? Esse acessório é fundamental para produzir refeições deliciosas, principalmente ao receber visitas.

Apesar disso, devido aos riscos que pode oferecer, ainda há um certo receio na hora de manipular esse utensílio. Para acabar com esse medo, leia este artigo e aprenda a usar a panela de pressão com segurança e simplicidade.

Cuidados com a panela de pressão

A panela de pressão é um item básico e presente em quase todas as residências brasileiras. Por meio dela, é possível preparar uma série de alimentos, como carne bovina, carne suína, frango, batata, cenoura, beterraba, sopas e muito mais.

Porém, usar a panela de pressão ainda é um desafio para muitas pessoas. Por isso, é importante ter muita atenção! Afinal, se utilizada incorretamente, ela pode causar explosões e algumas complicações.

Conforme aponta o Corpo de Bombeiros, os cuidados com a panela de pressão são fundamentais para evitar acidentes. A principal recomendação para proteger as pessoas durante o cozimento é a limpeza regular da válvula de segurança e da válvula de pressão.

A maioria dos acidentes envolvendo panelas de pressão está relacionada ao aperto inadequado dessas partes, o que pode ser ocasionado pela limpeza incorreta. Além disso, recomenda-se a troca da borracha de vedação sempre que estiver desgastada. Veja a seguir como usar a panela de pressão.

Como usar a panela de pressão corretamente?

Veja agora como usar a panela de pressão corretamente. Siga estas instruções para garantir a segurança e evitar acidentes durante a preparação de alimentos.

Veja as condições da borracha de vedação

O primeiro passo é ver se a borracha da panela de pressão está em boas condições. Nessa etapa, verifique se não há falhas, cortes ou desgaste nos itens.

Durante o cozimento dos alimentos, o vapor da panela pode chegar a 100 °C. Por isso, é importante que ela esteja bem vedada para evitar a evasão do ar quente e acidentes no ambiente.

Encha a panela de água até o nível indicado

Muitas pessoas têm dúvidas acerca do nível exato de água que a panela de pressão comporta. Geralmente, esses limites são indicados com marcações na parte interna do utensílio.

Caso a panela não tenha um ponto de sinalização, recomenda-se a adição de, no máximo, ⅔ do volume total. Enchimentos em excesso podem entupir a válvula de pressão, prejudicando a evasão de ar.

Insira os alimentos

Depois de encher a panela com água até o nível apropriado, insira os alimentos para cozinhar. Caso sejam colocados sem líquido, eles podem queimar ou até mesmo gerar explosões.

Mulher ajustando a panela de pressão.

Feche a panela de pressão

O próximo passo é simples. Basta fechar a panela de pressão com cuidado, sempre observando se a borracha de vedação está bem fixada. Caso não esteja, o item não alcançará a pressão necessária para o cozimento dos alimentos.

Acenda e diminua o fogo

O fogo da panela de pressão precisa ser controlado em duas etapas. Em primeiro lugar, é necessário acender o fogão e deixar os alimentos ferverem com a água em chama alta.

Assim que o pino fizer barulho e começar a balançar, a intensidade do fogo deve ser diminuída, pois a panela estará soltando vapor em alta quantidade. No entanto, a altura da chama depende muito do alimento sendo cozinhado. Por exemplo, para carnes bovinas, a chama média é mais indicada. Já para as sopas e feijão, o fogo baixo é o mais adequado.

Apague o fogo e espere a pressão sair

Deixe os alimentos cozinhando no tempo apropriado. Em seguida, apague o fogo e espere a pressão da panela sair. Sobre o período adequado, é importante verificar o tempo sugerido no manual de instruções, fornecido pelo fabricante.

Outro ponto importante: não utilize talheres e outros utensílios para apertar o pino e acelerar a saída do vapor, uma vez que isso pode gerar acidentes. Vale destacar também que não é recomendado abrir a panela sem ter a certeza de que toda a pressão do item foi retirada.

Uma dica é manusear o pino para conferir se ele ainda faz barulho. Se não fizer, você pode abrir a panela e verificar se os alimentos estão bem-cozidos. Depois, é só dar continuidade à preparação das refeições.

Benefícios de cozinhas com a panela de pressão

Pronto, agora você já sabe como usar a panela de pressão corretamente. Veja também quais são os benefícios de cozinhar com esse acessório. A segurança é a primeira vantagem.

Embora a preocupação seja grande, se usada corretamente, esse item oferece proteção para quem está cozinhando. Isso graças às válvulas de segurança da panela de pressão e aos sistemas de bloqueio que permitem operações tranquilas.

Além disso, refeições produzidas desse modo preservam os nutrientes e ajudam a manter o sabor natural dos alimentos. Vale destacar que, para garantir a vida útil prolongada, é necessário realizar a manutenção da panela de pressão. Sempre faça a limpeza após o uso e verifique regularmente itens como válvulas e borrachas de vedação.

Aposte em produtos do Tenda Atacado

Agora você sabe como usar a panela de pressão. Então, escolha os produtos certos para preparar uma refeição especial e saborosa, sempre oferecidos pelos melhores fabricantes.

O Tenda Atacado disponibiliza diversos produtos para o seu dia a dia, como arroz, carne, frango, peixe e muito mais. Continue acompanhando as sugestões e deixe sua rotina muito mais prática e prazerosa.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP